terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics



Crônicas de um marvete Marvado

Um Deus em Evolução

Como pude perceber através dessa pesquisa é que a Marvel foi criando, paulatinamente, diversas camadas, calcadas nos detalhes necessários pra se tornar um "Universo" coeso. O Quarteto Fantástico deu a tônica das aventuras espaciais ou subterrâneas. O Aranha nos mostrou o mundo urbano e os conflitos existenciais. O Hulk, infelizmente não fixou em apenas um nicho, porém estava lá os elementos militares que depois se tornariam sua tônica. Thor, aos poucos, foi ocupando a "camada" mitológica.
Em Journey into Mistery #85 de Setembro de 1962, os primeiros elementos que tornaria o personagem que ocuparia essa "área" mitológica seriam apresentados, a começar por uma breve aparição de Asgard e de Heimdall e a Bifrost já em sua segunda página. Parece que Stan Lee e Jack Kirby queriam inserir o leitor aos poucos nesse universo fantástico e exploravam muito pouco esse campo.
                         Journey into Mistery #85 apresenta rapidamente a Asgard a "fortaleza" dos deuses nórdicos... 

Em Journey into Mistery #85 - Asgard, Heimdall e a Bifrost são apresentados rapidamente ao leitor, assim como Loky o deus da trapaça. A história também nos põe uma grande dúvida, por que Thor não se lembra de Loky?como Thor veio parar na Terra? Essa indefinição viraria uma "novela" digna do horário nobre da rede Globo, onde a pressão dos leitores fizeram, anos depois (1968, para se mais exato) contar a origem definitiva do herói. 


                                 Thor não se lembra de Loky? resposta definitiva que virá somente em 1968.


                                                     enquanto hipnotizado é definida a relação martelo e Odin.

No final dessa história Thor envia Loky pra Asgard e rapidamente aparecem outros Asgardianos. é curioso que durante toda a hq não se mencionou o fato de serem irmãos e nem qual crime o vilão cometeu pra estar preso.
                                                            Loky derrotado e enviado pra casa...

Nas edição seguinte o Thor já aparece ajudando os militares e voltam a surgir  detalhes do contexto ao qual estava os EUA inserido: Thor ajudando nos testes dos militares o deserto e a valorização da Bomba Nuclear, mostrada na história com o interesse de um Vilão do futuro que deseja a arma. Usando esse mote, Thor começa a mostrar a tendência a falar mais empolado, o que não é uma constante, mas que com o tempo se acentuará. Além disso o personagem volta apresentar mais algumas possilbilidades de seu contato com Odin, "pai de todos".
                                            Journey into Mistery # 86 - Thor ajudando os militares
                                        Journey into Mistery #86 - Thor clama por ajuda a Odin.
A camada de Mitologia Nórdica viria aos poucos se revelando, tornando as histórias (pelo menos as que não envolviam comunistas e invasões alienígenas) interessantes e cada vez mais atraentes, graças a sensação de continuidade e novidades que passavam a mostrar e principalmente o "descobrimento" (de destapar ou tirar o manto que cobria) dessa fantástica camada do Universo Marvel.





2 comentários: