Crônicas de um marvete Marvado
O Cientista que virou Herói
A extrema necessidade de ampliar o seu Panteão de Superseres fez com que Stan Lee em Tales to Astonish #35 de Setembro de 1962, nos presenteasse com um herói diferente: O Homem-formiga! (na carona do sucesso de Homem-aranha) na verdade o curioso herói já havia aparecido anteriormente em uma história mais de suspense e ficção na edição número 27 de janeiro de 62, da mesma revista, onde o Cietista Hank Pym cria a fórmula de encolher o tamanho de coisas vivas e inanimadas, porém o que era pra ser única aparição, como a maioria dos contos desse título, ganhou alguns meses depois um re-aproveitamento.
As primeiras histórias do Super-herói seguiram uma tendência mais voltada ao combate a espionagem comunista, ou seja, inserido no contexto de "Guerra Fria" dessa época. Os elementos principais da mitologia do herói foram sendo, aos poucos, incrementados.
Tales to Astonish #35 - (Re)surge o Homem-formiga. Combate a espionagem foi o mote de suas primeiras aparições.
Tales to Astonish #35 - é introduzido a capacidade de se comunicar com as formigas através de seu capacete.
As primeiras histórias do personagem acabam por ser repetitivas e com finais 'clichês" ou absurdos, porém na Tales to Astonish vemos a inserção no Universo Marvel do Vilão "Cabeça-de-Ovo" que se tornaria um personagem que voltaria a frequentar as páginas das hqs por muito tempo. Outro dado importante é a concretização do que eu já havia mencionado , anteriormente aqui nessa coluna: os Super-heróis passaram a ser o carro-chefe dos principais títulos da Editora e o Homem-formiga se tornou a principal atração, nesse momento (posteriormente Hulk e Namor também) da Tales to Astonish.
Em Tales to Astonish #36 Henry Pym torna seu dispositivo de líquido para gasoso , facilitando suas transformações.
Tales to Astonish # 38 - A primeira aparição do abeça-de-Ovo.
O ano de 1962 se encerra com a criação de um grande número de Super-heróis e a adição de vários elementos que viriam a enriquecer a Era Marvel dos quadrinhos que se anunciava.
Muito bom Clai.
ResponderExcluirMais uma matéria pertinente ao nosso querido universo marvel.
O Pym é um personagem muito querido pelo Stan Lee, mas que infelizmente não chegou aos pincaros dos seus colegas que surgiram depois.
Gosto muito dele e vejo um enorme potencial nas histórias do personagem e torço para que o filme dele que vem por ai aumente a sua populariedade e possamos ver melhores histórias dele nas revistas.
Grande Anthero... concordo, o personagem tem potencial pra ser muito explorado, vamos torcer...
Excluir