Crônicas de um marvete Marvado
O Leitor na Pele do Herói
Muitas discussões geram o personagem Homem-Aranha, seja pela "paternidade" do personagem, pela fonte inspiradora e até mesmo sobre os créditos dos roteiros nas revistas do super-herói. O que se pode afirmar é que polêmicas a parte a "cara" da Era Marvel dos quadrinhos é o "Amigão da Vizinhança". O personagem deu a tônica desse período apresentando um modelo de história diferenciado desde seu princípio em Amazing Fantasy #15 de agosto de 1962, quando da sua origem até o final dele com a "Morte da Gwen Stacy" que marca o fim da Era de Prata e inicia a Era de Bronze dos quadrinhos.
Reza a lenda que o personagem só teve a chance de ser publicada graças a dois fatores: ao cancelamento próximo da revista em que ia ser publicado o material e ao atraso de Goodman para uma partida de golfe, fazendo ele aceitar pra tirar o insistente Stan Lee do seu pé.
Entrando um pouco no campo das polêmicas até hoje se discute quais foram as inspirações para a criação do personagem. Segundo Lee a sua inspiração seria um herói dos pulps "the spider" um homem sem poderes que combatia o crime, segundo Kirby seria baseado em uma criação dele e de Joe Simon o "Silver Spider", que pela imagem abaixo guarda algumas semelhanças com o nosso "cabeça de teia", porém quando Lee pediu pra o "Rei" um esboço de uniforme ele fez ele musculosos e portando uma pistola de teias (!?!), passando a missão (ainda bem) para Steve Ditko desenhar ele de forma mais "humana", e que posteriormente também alegou "paternidade" do herói.
O "Silver Spider" personagem obscuro de Kirby e Simon ao qual Kirby afirmava ser baseado o Homem-Aranha.
A Grande verdade é que principais elementos desse momento único dos quadrinhos nos foi dado pelo Aracnídeo: Heróis com falhas, assolados por problemas do cotidiano e que interagem com o mundo concreto de forma mais efetiva, com um "plus" a mais, a identificação do leitor com o personagem. Peter é um Nerd, orfão e vítima de bullyng! Ademais em ganhar os poderes de uma aranha radioativa (elemento muito presente no imaginário da época) ele mostra um lado vaidoso e egoísta que culminam na perda de um ente querido, tornando ele alguém atormentado pela culpa. Com o tempo o aperto financeiro, problemas de relacionamento e uma galeria de vilões nunca antes vista vão tornar o Herói o mais conhecido entre todos.
Amazing Fantasy #15 - Bullyng na escola e problema com o sexo oposto aproximando o personagem de seu público.
Amazing Fantasy teve seu auge nessa última edição graças ao Homem-Aranha, que viria a ganhar um título próprio em Março de 1963 e iniciar uma jornada que hoje chega a mais de 50 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário