Crônicas de um marvete Marvado
Um Tocha-humana "Diferente"
Seguindo uma estratégia de marketing para alavancar as vendas de seus outros títulos a Marvel passou a publicar histórias solo do personagem que era 'Moda" na época o Tocha-humana, que passou a figurar nas páginas de Strange Tales, tendo sua estréia no número #101 em Setembro de 1962. Em uma estratégia que começou com Homem-aranha em Amazing Fantasy, se estendeu com Thor nas páginas de Journey into Mistery e que depois teria continuidade com Homem de Ferro e Capitão América em Tales of Suspense, Homem-formiga (posteriormente Gigante), Hulk e Namor em Tales to Atonish, tornando-se essas hqs uma tremenda salada de frutas que passo a passo se tornaram revistas exclusivas de Super-heróis e/ou trocando de nome, pelo dos heróis que capitaneavam esses títulos.
Desde Setembro de 1962 as revistas deixaram de ser bimestrais e passaram a ser mensais, nesse instante as hqs de mistério e ficção precisavam muito de material, e os super-heróis foram a solução. Interessante ressaltar que a escolha do personagem passa também pelas cartas dos leitores que pediam por histórias individuais do "adolescente" Tocha-humana. Algo que já comentei aqui: a influência dos leitores sobre os rumos das histórias e as escolhas começava a ser uma constante. Além disso, a sensação de continuidade é cada vez maior e vai se acentuando progressivamente dando a impressão que os encontros dos Super-heróis pode se dar a qualquer instante.
Strange Tales #102 - No cimena as notícias do que aconteceu na edição anterior e primeira aparição do Mago.
As histórias do Tocha sozinho acentuava algumas características do personagem como sua autoconfiança juvenil, porém em alguns aspectos não parecia ser o mesmo personagem do Quarteto, pois em grupo ele não esconde sua identidade como nas "Strange Tales". Essas três primeiras Hqs não acrescentam nada a cronologia, servindo mesmo apenas para "vender revista"... Os roteiros são fracos (Lee & Lieber), por exemplo no número 103 da Strange Tales o Tocha-humana vai parar em outra dimensão! porém a arte (Kirby & Ayers) é apurada e faz valer a re-leitura.
Fica aqui o Registro dessas três Hqs de 1962. que fazem parte da história da Era Marvel dos Quadrinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário