domingo, 23 de setembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics


Crônicas de Um Marvete Marvado

Um Monstro Incrível!


O fato mais marcante da Segunda Guerra Mundial foi, sem duvida a utilização da Bomba Atômica nas  cidades japonesas de Hiroshima e Nagasáki, como foram populares os casos de espionagem na corrida soviética pela Bomba, através de infiltração no Projeto Manhattan durante os anos 50. Os debates sobre o efeito da Radiatividade também foram tema de intermináveis discussões acadêmicas que povoaram o imaginário da população norte-americana. Esse contexto foi "transmitido" a população através da História do Físico Nuclear Bruce Banner e da criação de uma arma mais poderosa de que todas produzidas anteriormente - A Bomba Gama.
                        Incrivel Hulk #1 - A presença do Exército, os testes no deserto e o protagonista, um Físico Nuclear.


Incrível Hulk #1 - Arte Sensacional de Kirby representando o horror do que seria uma Hecatombe nuclear, quadro que passa o horror, medo e impotência do personagem.

Esses elementos foram amplamente considerados por Stan Lee pra lançar o segundo Herói da Era Marvel, o Incrível Hulk. na verdade a utilização desse contexto, aliado a já conhecida história de utilização de características de "O médico e o Monstro" e "Frankeinstein"... Esses itens se somaram ao incrível sentimento de Ansiedade provocado pela Guerra Fria e retratada nesse novo personagem.
Notamos também algumas inserções do "mundo Real" na história do Segundo Herói da Era Marvel dos quadrinhos, como a utilização do Deserto pra testes, a presença constante do Exército e a personificação do "fins justificam os meios" na figura do General Ross, assim como o espião que se chama Igor, uma clara alusão a um personagem Russo.
Incrivel Hulk #1  - Igor o espião (que na tradução original não tinha pátria definida). Espionagem, corrida armamentista e Guerra fria retratados na estréia do "Verdão".

Mesmo o Hulk demorando um pouco (acho que só em seu segundo volume isso vai se definir) o Gigante Esmeralda (por um feliz erro de impressão) demorou a assumir um contexto de atuação. Enquanto o Quarteto tinha em seu mote as invasões alienígenas, os monstros e conquistadores, as Histórias do "verdão"  não tinham uma definição muito "lógica" em seu primeiro volume (que duraria apenas seis edições). 
                      Incrivel Hulk #2 - A Invasão dos "Homem-sapo"... Indefinição no Nicho de atuação do personagem.

No número dois (maio de 1962) enfrenou a invasão alienígena dos "homem-sapo" e no três o "Mestre do Picadeiro"(julho de 1962) não só nos vilões o nosso verdão carecia de uma identidade definida, pois em suas histórias havia também essa irregularidade, basta notar que primeiro se transformava só a noite , depois  ficava tempo integral como Hulk e controlado por Rick Jones e posteriormente (edição #4) controlará a transformação com um canhão de raios Gamma... Talves por isso, por essa disparidade e falta de definição do personagem ele demorou a ter reconhecimento, vindo o sucesso efetivo apartir dos "Crossover" com outros personagens do Universo que se alinhava e de sua participação na revista Tales to Astonish.

Incrível Hulk #3 - Hulk controlado por Rick Jones e transformado o dia inteiro, diferente das primeiras duas edições... 

   Incrivel Hulk #3 - O Gigante-esmeralda enfrenta o "Mestre do Picadeiro", numa história onde fica de positivo a                            primeira aparição do vilão que voltaria a atormentar os super-heróis Marvel.

Mesmo assim os principais elementos do que constituiríam o nosso "Monstro" favorito foram lançados nesses três primeiros Hqs, como a sua busca por isolamento no deserto, a amizade com Rick Jones, a Paixão contida por Betty Ross, A busca do Exército por sua captura ou eliminação e o sofrimento e agonia do personagem por sua condição, os seja, tudo que tornou o Incrível Hulk um dos Super-heróis mais marcantes do Universo Marvel.

2 comentários:

  1. Sempre rio desta cena do Rick Jones fazendo o Hulk de cachorrinho...kkkkk

    Muito boa a matéria Clai...

    ResponderExcluir