quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os primórdios da Marvel Comics

As Crônicas de um Marvete Marvado

A Divisão Histórica Marvel

Sempre gostei muito da História da Marvel, porém sempre estive muito restrito aos anos 60. Quando o amigo Marcola me convidou a escrever pro Blog a respeito dos primórdios da Editora e de seus personagens eu passei a pesquisar, estudar e entender um pouco da riqueza desse período e de quão estimulante é rever a formação da Casa das Idéias.
Vou passar um pouco da minha visão para vocês...



Pra melhor entender ou absorver as informações eu passei a fazer um paralelo com História da humanidade. Sim, eu sei que é polêmico, mas bem interessante... Costumamos dividir a História da Humanidade em quatro períodos ou "idades": Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
O período dos "primórdios" da Marvel ou Era de Ouro,  compreende o período de 1939 até a metade final dos anos quarenta. Esse seria, no meu ponto de vista, a Antiguidade que se inicia com a invenção da Escrita (seria a HQ Marvel Comics nº1) e que tem como um dos maiores legados um jeito diferente de fazer quadrinhos já em seu início, apresentava novidades como os Crossover entre personagens, primeiramente com Namor e Tocha Humana com confrontos digno das Guerras Púnicas entre Romanos e Cartagineses, passa pelo confronto dos Super - Heróis contra espiões e nazistas, com a criação do Patriota (que um dia usaria o manto do Capitas em um retcon explicativo das aventuras do Herói nos anos 50, afinal Rogers estava congelado...) e depois a dupla formada por Capitão América & Bucky idealizada dupla Simon e Kirby...

 Marvel Mistery Comics #9 (1940)

Captain America #2 (1941)



  Assim como a antiguidade esse período inicial era repleto de uma forte carga mitológica e onde bem e mal eram realmente opostos. 
A criação de uma série de personagens vieram a inspirar uma geração nova e "renascida" de heróis como Arkus , Blazing Skull e outros, bem como se estabelecia ali a primeira família da Marvel, com o casamento de Ciclone e Miss América (que veio a ser considerada a primeira heroína da Casa das idéias).
Houve também o precursor de filmes de Heróis com o famoso "Capitão América" (sim naquela época!!).


Arkus (Visão?)

Blazing Skull (Motoqueiro Fantasma?)


Ciclone e Miss America, Primeiro casal de heróis


Seriado do Capitão America (1944)


Mas o mais impressionante e que reafirma esse período como a minha "Antiguidade dos Quadrinhos" (considerando os Pulps como a "Pré-história") é a questão desse período e de seu momentâneo sucesso estar atrelado ao espirito "bélico" da época. sendo seu ocaso o fim do Conflito Mundial... Mas não sem dar tempo de um dos últimos momentos gloriosos com os All - Winners e a liderança do Capitão América, mas já era tarde demais.

All winners #21, Ultimo grande momento da Timelly na "antiguidade"

Após esse período glorioso teríamos a Idade das Trevas dos quadrinhos de Heróis, com "caça as Bruxas", baixa criatividade e inovação e pouca produção, só tendo seu "Renascimento" e sua entrada na "Idade Moderna" no inicio da década de 60... mas isso já é uma outra historia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário