Desenho do único colaborador desenhista solitário do Marvado - Gabriel Sato
As Crônicas de um Marvete Marvado
Olá, eu sou o Clailton, a Trajetória da Marvel tem várias peculiaridades e vou tentar conta-lá para vocês em capítulos. Toda a semana (se possível) estarei aqui contando um pouco dessa história, para tentar mostrar como tudo começou.
Vamos lá.
O Mago
Martin Goodman foi um grande homem, um cara que trabalhou duro em uma época de crise (em 1929 houve a Quebra da Bolsa de Nova York), e que tinha o sonho da fortuna e realização do "Sonho Americano". Trabalhando no ramo de publicações chegou a criar um grande número de empresas pra encontrar um nicho lucrativo. Publicou Pulps, revistas de Moda e tudo que pudesse gerar dinheiro.
Martin Goodman
Dentre essas empresas estava a Timely Comics, que viria a se tornar a Marvel Comics décadas depois. Mas não foi de graça essa evolução. Em 1939 Goodman percebeu que o mercado de publicações estava aquecendo pro lado dos quadrinhos de super-Heróis e ele com sede de dólares, resolveu investir nessa área. E como num passe de mágica ele viu o dinheiro entrar...
O Livro Mágico
Em 1939 seguindo a tendência do Mercado Goodman contratou a Funnies Inc. pra fazer o que seria a primeira Revista do Universo 616, o MARVEL COMICS #1, que incluia Namor (já publicado em preto e branco e agora colorizado e com páginas adicionais), Tocha Humana (o Original), o Anjo, Masked Rider e Ka-zar (baseado nos pulps e que seria a base pra o personagem atual)...
Marvel Comics #1
O mais engraçado é que os dois personagens mais famosos só seriam comprados por Goodman no final do ano seguinte. Motivo? Dinheiro! O Marvel Comics #1 vendeu as 80.000 revistas e teve uma tiragem extra de 800.000 cópias vendidas (sim era um Livro Mágico!! )... O Mago das publicações então percebeu que o investimento era muito lucrativo e assim como publicava de tudo (mais tarde publicou até pornografia) deu sequência as publicações de quadrinhos de super-heróis que são o nascedouro da Marvel que conhecemos hoje.
O Aprendiz
Como a revista vendeu bem, Goodman montou sua própria equipe criativa contratando inclusive o pessoal da Funnie Inc. entre eles Joe Simon (que trouxe consigo um tal de Jack Kirby), Carl Burgos entre outros.
E contratou pra garoto de recados, um parente de sua mulher, um rapazinho de 17 anos incompletos chamado Stanley Lieber... Esse rapazinho tinha como função, nas próprias palavras dele anos mais tarde: "Encher os tinteiros, apontar os lápis, organizar as correspondências e até trazer-lhes o almoço..." Um ano e meio depois esse menino escrevia sua primeira História usando o pseudônimo de STAN LEE e já se mostrava um eficiente aprendiz...
Stan Lee nos anos 50
Como num conto de fadas, tivemos o Mago, o Livro Mágico e o Aprendiz iniciando a História da Casa das Idéias e toda a revolução no mundo dos quadrinhos duas décadas depois, mas isso é uma outra história...
Muito bom o texto Clai, e quem melhor para escrever a história da Marvel do que um historiador formado(não sabia disso).
ResponderExcluirFiquei até ansioso pelos próximos capítulos.
Boa Clai, realmente é melhor quem estava la na Época pra escrever hehe
ResponderExcluirMuito bom Clai...ainda bem que Goodman escolheu um ótimo aprendiz...afinal, ele e Stan, não teriamos nosso universo de hoje.
ResponderExcluirParabéns pelo texto Clai, ficou legal pra caramba!
ResponderExcluirValeu Galera... espero na decepcionar vocês...
ResponderExcluirPs. demorei a responder por que não sabia como fazê-lo (hehehe)