terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics

Crônicas de um marvete Marvado


Uma Armadura, um cérebro e um Super-herói


Esse, com certeza, é um momento especial. A Hora de relembrar o maior responsável pela criação do Universo Marvel no cinema. A criação do Homem de Ferro passa pela necessidades de Stan Lee de ampliar o número de Super-Heróis da Editora, para ocupar as páginas de outra de suas rrevistas de ficção: a Tales of Suspense e, também de ampliar seu Universo heróico pra construção de mais um Supergrupo aos moldes da liga da Justiça, da concorrente.
                           Tales of Suspense #39 - Primeira aparição de Tony Stark e o Homem de Ferro

Mas esse caminho passa também pelo nicho histórico: já tínhamos o Quarteto Fantástico ocupando a "camada" das viagens espaciais e monstros, Hulk que nos trazia os testes nucleares e a ansiedade gerada pelo medo da radiação, o Homem-Aranha e a juventude estudantil e cotidiana, Thor na camada mitológica que se ampliava, o Homem-Formiga e a espionagem e ciência, O Doutor Estranho nos brindaria com o misticismo. O que mais faltava? muita coisa, mas os temas do conflito do Vietnã e a industria de armas e a espionagem industrial ainda não haviam sido abordados.
Inspirado pelo personagem "Bozo" (é isso mesmo!) um robô/armadura que desfilou pela revista Smash Comics na década de 40 e no Industrial bilionário Howard Hughes (aventureiro e mlherengo) e aproveitando o momento bélico que os EUA passavam na Indochina a Marvel ganhou um dos personagens mais importantes de sua história.

                         Smash Comics #5 - capa onde aparece Bozo, inspiração primária do Homem de Ferro.

                                Tales of Suspense #39 - Stark gênio a serviço dos militares na Guerra do Vietnã.

Em seu primeia aparição, em Tales of Suspense #39 de março de 1963, temos os elementos que constituiríam Tony Stark: sua intreligencia e habilidade como contrutor e fornecedor de armas e sua vida glamurosa. Além disso percebemos que a armadura pode fornecer muitas possibilidades e isso passa a ser cada vez mais explorado. Vale destacar a arte de Don Heck que "casa" muito bem com os personagens e cenários e sua excelente exploração do visual do protagonista e sua semelhança com Howard Hughes.

                         Tales of Suspense #39 - O Glamour de sua vida de playboy já em sua primeira aparição.

A forma caricata e com dualismo latente do Bem (americanos) vs Mal (Vietcongs) e representada na figura do Líder vietnamita que enfrenta Stark e na fuga covarde de seus soldados. Preconceito se estenderia pelas próximas histórias onde os comunistas são o principal alvo (vilões). Outros elementos serão, pouco a pouco, incrementados e/ou aprofundados como a espionagem industrial, a bebida, as mulheres e as constantes mudanças em sau armadura, mas essa é uma outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário