terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics


Crônicas de um marvete Marvado



Túnel do Tempo - Fevereiro de 1963



A Marvel, em Fevereiro de 1963 nos brindou com quatro Revistas, cada qual com um nível diferente e quase todas com alguns detalhes interessantes. Parecia que estavam adivinhando que no mês seguinte teríamos a estréia da Amazing Spider-man e do Homem de Ferro em Tales of Suspense #39! Mas em tratando-se de Fevereiro as que tiveram um "desempenho" mediano foram as Hqs Journey Into Mistery #89 com Thor enfrentando bandidos mequetrefes, mas ainda utilizando alguns elementos mitológicos interessantes e claro, com mais um ascesso de machismo de Stan Lee com a caricatura de Jane Foster que sonha em "cuidar" de Thor como uma típica esposinha (Meo Dels) e Tales to Astonish # 40 onde o Homem-formiga enfrenta o Raptor (eita!) porém nessa história fica de positivo a genialidade do Pym ao nos apresentar as "Moléculas instáveis", provavelmente uma criação conjunta com Reed Richards.


                                   Jorney into mistery #89 - reforço das oringens mitológicas do personagem.



                                        Journey into Mistery #89 - Jane Foster retratada de forma "tradicional".


                             Tales To Astonish #40 - O Cientista Henry Pym e as "moléculas instáveis".

Apesar do Destaque negativo de Strange Tales #105 com mais uma aventura desnecessária do "cabeça-de-fósforo" (quando enfrenta novamente o Mago) o mês também teve o Quarteto Fantástico em uma aventura que chega a ser divertida de tão absurda! O enfrentamento com o "Homem-ímpossível" é das coisas mais bizarras que já vi em histórias de Super-heróis...


                                               Strange Tales #105 - Encarando a Vingança do Mago...

                                            Fantastic Four #11 - Eis que surge o "Homem-impossível"...

O mês de fevereiro não deixou saudades, entre muitos Hqs interessantes, criação de personagens e unificação do Universo Marvel também tivemos algumas "crises" de criatividade, marcadamente os dois primeiros meses de 1963... A sorte é que março no brindaria com a volta da qualidade e com novos personagens pra enriquecer e construir a Era Marvel dos Quadrinhos. Aguardem!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics

Crônicas de um marvete Marvado

Túnel do Tempo - Janeiro de 1963




A Marvel entrava 1963 com a publicação de seis títulos e e quase todos eles tendo como carro chefe os seus Heróis (a exceção ainda era Tales of Suspense, mas isso mudaria em Março com a estréia do Homem de Ferro!), dando proseguimento na construção desse Universo Fantástico. Journey Into Mistery #88 trazia uma nova tentativa de Loky derrotar o Deus do Trovão e o fortalecimento de sua mitologia que vai culminar com os "contos de Asgard", alguns meses depois. Interessante perceber que se reforça a sensação de continuidade aplicada em todos os títulos.


                                           Journey Into Mistery #88 - Loky retorna para sua vingança.

                                              Jorney Into Mistery - Continuidade e os Elementos mitológicos presentes.

O primeiro mês de 1963 também trazia o Quarteto Fantástico em mais um confronto clássico com o Doutor Destino, esse é simbólico pois o roteiro desse enfrantamento é usado décadas depois na animação do Super-grupo: a troca de corpos entre Victor Von Doom e Reed Richards. Além disso podemos destacar a aparição da dupla Lee e Kirby dentro do Universo dos heróis.

        Fantastic Four #10 - Destino volta a atacar o Quarteto e se solidifica como o maior adversário do Super-grupo.

       Fantastic Four #10 - troca de corpo entre Richards e Doom, décadas depois o roteiro é usado na animação dos Heróis.

                                                            Fantastic Four #10 - Aparição da dupla Lee e Kirby.

Outra revista que estava nas bancas nesse mês foi a Strange Tales #104 em uma história que se destaca pela primeira aparição de Pete Pote de Cola, como vilão da trama envolvendo o Tocha-humana em mais uma história solo. A Hq em questão é boa de se ler e tem um ritmo alucinante, sendo com certeza a melhor história dele nesse período.

                                                          Strange Tales #104 - Eis que surge "Pete Pote de Cola"!

Em Tales to Atonish #39, mais uma aventura do Homem-formiga, dessa vez enfrentando um adversário "inesperado", um besouro radiativo, que se revolta contra a humanidade (aff!), numa história realmente desnecessária.

                                              Tales to Astonish # 39 - o Homem-formiga enfrenta o Besouro Escarlate.

A Editora ainda teria a última Edição do volume 1 de incrivel Hulk, em mais uma história que o personagem é mal aproveitado, apresentando algumas bizarrices, como uma transformação parcial do personagem (corpo de Hulk e cabeça de Banner) e encontrando saídas para os problemas de forma absurda (Banner usando máscara do Hulk), E um confronto contra um vilão mal trabalhado (de novo...) O Mestre dos Metais.

                                                  Incrivel Hulk #6 - derradeira edição do primeiro volume do Verdão.

                                        Incrivel Hulk #6 - Corpo de Hulk cabeça de Banner, os fãs não merecem...

Mas o cancelamento da série teve uma boa consequência: o personagem passou a ser trabalhado melhor e propiciou alguns excelentes Crossover que amarraram ainda mais o Universo que nascia, até ganhar uma nova série de histórias solo em Tales to Astonish.



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics

Crônicas de um marvete Marvado


Duas Histórias Dispensáveis


Nem tudo foi flores. O Ano de 1962 se encerra com duas Revistas com Histórias dispensáveis. Jorney Into Mistery #87 apresentou uma das piores histórias do Thor na Era Marvel dos quadrinhos, onde ele enfrenta comunistas e é preso por correntes "tratadas", santa paciência "Coruja-Gavião"!! Até mesmo o uso dos "poderes" do Martelo são caricatos e Jane Foster continua sendo apresentada como uma mocinha estereotipada, ainda bem que essa é uma excessão em se tratando do "deus do Trovão" que terá, em Média, Boas histórias e arte exuberante de Kirby e Sinott.




Journey Into Mistery #87 - Donald Blake patriótico e anticomunista... retrato do pensamento dominante.

No início da História o apelo anticomunista é latente e o "auxílio" do Dr. Blake realça esse momento histórico presente na época e faz uma relação, inclusive com a citação do último grande conflito entre os polos teóricos Capitalista e Comunista: A Guerra da Coréia.

                                   Journey Into Mistery #87 - Thor enfrenta os Comunistas e acaba prisioneiro.


                                   Journey Into Mistery #87 - Faíscas cegantes em uso. Poder dispensável.

                                          Journey Into Mistery #87 - Jane Foster, futilidade é pouco.

Também o Quarteto teve uma revista não tão boa como as anteriores, mas pelo menos, reforçou alguns elementos importantes de sua mitologia: os problemas cotidianos afetando as relações entre seus membros, afirmação do interesse de Namor pela Sue, a presença da Alícia e até se pode citar como interssante a adição de personagens da "vida real" dentro da História.


                                    Fantastic Four #9 - Os problemas financeiros afetam o Quarteto Fantástico.

                                        Fantastic Four #9 - Alícia continua a aparecer na vida de Ben Grimm.

Além disso mostra como Namor fez riqueza e passou a utilizar alguns poderes nada usuais. A Hq se encerra com premier do filme do Quarteto Fantástico, em uma espécie de premonição do que viria décadas depois.


                 Fantastic Four #9 - Alfred Hitchcock, John Wayne e Ava Gardner aparecem no Universo Marvel.

                                                  Fantastic Four #9 - Namor trilhardário! e Sue se derretendo pro "Peixoso".


                                                      Fantastic Four #9 - Namor usando um "Poder" nunca antes visto...

                                                              Fantastic Four #9 - Fianl Feliz e "cinematográfico".

Também tivemos outros títulos em dezembro de 1962, como Tales To Astonish #39, com o aparecimento do Cabeça-de-Ovo, Strange Tales #103 onde Storm vai parar em outra dimensão (pérola) e o incrível Hulk onde ele enfrenta Tyranus e se veste de Abominavel Homem das Neves(???)... realmente esse não foi um mês muito feliz na Era Marvel dos Quadrinhos.



 

 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os Primórdios da Marvel Comics



Crônicas de um marvete Marvado
Universo Fantástico em Expansão.

Pelas páginas do Quarteto passaram as primeiras grandes novidades no mundo dos quadrinhos: heróis com problemas e defeitos, a inserção de elementos cotidianos nas histórias enfim, sempre foi um título pioneiro da Marvel. E isso continuou por um bom tempo. Nas páginas da Fantastic Four #6 de Setembro de 1962 houve a primeira "aliança do mal", entre Doutor Destino e Namor projetando que novos encontros entre personagens estavam por vir. Em meio a isso mais um capítulo da novela "coisas mal-resolvidas" entre o Principe Submarino e a Sue Storm.

                                                                      Fantastic Four #6 - A primeira Aliança do Mal.

                                                                  Fantastic Four #6 - O intersse mútuo e reprimido entre Namor e Sue.

Legal também é a importância dada aos fãs, o respeito a sua opinião e a interação também nas páginas da Hq, com respostas as cartas e até visita ao fã.

                                                   Fantastic Four #6 - Responder as cartas e visitar os fãs, um elemento diferente nas revistas.

A Edição número 7 de Fantastic Four (Outubro de 1962) trouxe uma histrória fraca de invasão alienígena, o que foi compensado na edição posterior com o confronto contra O Mestre dos Bonecos , em sua primeira aparição e a inserção de mais um personagem importante: Alícia Masters, que enriqueceu consideravelmente o Universo dos "Fantásticos".
                                                    Fantastic Four # 7 - História dispensável também ocorreram nesse título.
                                     Fantastic Four # 8 - Em Novembro de 1962 a inserção de importantes personagens: 
                                                              Alicia Masters e o Vilão "Mestre dos Bonecos".

Nota-se que vai se dando importância, cada vez maior aos coadjuvantes, o que será mais um diferencial do Universo Marvel em um futuro próximo...